
Grávida pode se masturbar tanto pelo estímulo clitoriano manual como utilizando vibradores/estimuladores, desde que esteja correndo tudo bem na gestação e que não exista contraindicação médica.
É preciso também fazer uma introdução cuidadosa, para evitar machucar o colo do útero ou a vagina, possivelmente tendo sangramentos, que, mesmo não sendo graves, podem assustar.
Qualquer brinquedo sexual utilizado deve estar limpo, por causa do risco de infecções vaginais.
Infecções vaginais não tratadas podem elevar o risco de um parto prematuro. A melhor maneira de deixar tudo bem higienizado e seguro é:
Lavar todas as partes de qualquer brinquedo sexual com água morna e sabão
Enxaguar e secar bem
Guardar em um local limpo
Procure também sempre se lavar antes e depois do sexo, além de fazer xixi, para diminuir o risco de infecções.
A lavagem de brinquedos sexuais pode não ser suficiente para acabar com todos os vírus e bactérias presentes, por isso não utilize o mesmo brinquedo no ânus e na vagina.
Bactérias do ânus podem facilmente passar para a vagina, mesmo que você tenha lavado o brinquedo ou o vibrador muito bem.
Compartilhar brinquedos sexuais também é arriscado. Se realmente não tiver outra opção com um vibrador, pelo menos use uma camisinha diferente para cada troca de pessoa.
Tenha em mente que um vibrador é mais duro que um pênis. Se sua vagina estiver mais sensível com a gravidez, às vezes o toque do vibrador precisa ser suave.
Grávidas que foram submetidas a cerclagem, ou estiverem orientadas a repouso absoluto, não devem se masturbar para evitar contrações uterinas.
O uso de vibrador também é desaconselhado em casos de risco de parto prematuro e placenta prévia.