Grávida pode fazer sexo anal? | TUDO SOBRE GRAVIDEZ


Se a gravidez está correndo bem e não é considerada de risco, não há contraindicação para usufruir de uma vida sexual ativa até os últimos momentos antes do parto. 

No que se refere a sexo anal, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados a mais. 

De modo geral, é seguro praticar sexo com penetração anal na gravidez. Mas será necessário que você e seu parceiro usem bastante lubrificação e que ele seja bem cuidadoso. 
Combinem desde o princípio que, se houver qualquer desconforto ou dor, vocês vão parar. 

O sexo anal é desaconselhado em casos de:

Hemorroidas: o sexo anal pode piorar a situação e acabar levando as hemorroidas a sangrarem muito. Perder uma quantidade considerável de sangue põe você e o bebê em risco. Lembrando que as mucosas (gengiva, nariz e região anal) já tendem a sangrar mais durante a gravidez.
Fissuras ou cortes anais: como a prisão de ventre é comum na gravidez, a força para fazer cocô pode levar a cortes na região do ânus. Esses cortes às vezes sangram e provocam dor durante o sexo anal.
Placenta prévia: o sexo anal pode machucar a placenta. O trauma na área pode causar sangramento e prejudicar a gestação.
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): doenças como sífilis, Aids e herpes são mais facilmente transmitidas pelo sexo anal do que pelo vaginal.
Se você for praticar sexo anal, é importantíssimo que o seu parceiro se lave bem antes de trocar para sexo vaginal. 

O ideal mesmo é usar uma camisinha para cada tipo de penetração, para evitar a vaginose bacteriana, uma doença relacionada a partos prematuros e abortos espontâneos. 

Ou seja, não pode tirar o pênis do ânus e colocá-lo direto na vagina. Se estiver de camisinha no sexo anal, o parceiro precisa descartar e trocar por uma nova camisinha para começar a penetração vaginal. 

Independentemente do tipo de ato sexual que resolva praticar, vá com calma e fique atenta ao seu corpo. Experimente posições e variações que sejam prazerosas para você e o seu parceiro. 
Quanto mais vocês conversarem e se entenderem, mais chances terão de manter uma vida sexual satisfatória para ambos durante a gestação. 


SEXO