Grávida pode frequentar a manicure sem preocupação? | TUDO SOBRE GRAVIDEZ


De um modo geral, não há riscos em fazer as unhas durante a gravidez desde que os equipamentos e alicates utilizados sejam limpos e adequadamente esterilizados.
Já para unhas de gel, a recomendação é diferente e os médicos são mais cautelosos. 

O risco envolvido para qualquer pessoa que faz mão ou pé é de pegar uma infecção proveniente de materiais mal esterilizados. Durante a gravidez, uma infecção é ainda mais preocupante, já que o bebê em desenvolvimento fica exposto a qualquer infecção no corpo da mãe. 

Entre as possíveis infecções que podem ser transmitidas por materiais contaminados estão micoses, verrugas e hepatite C. 

Quando fizer a unha em salão de beleza, certifique-se de que os alicates, espátulas e tesourinhas do local sejam devidamente esterilizados por um aparelho chamado autoclave. Ou, melhor ainda, leve o seu próprio "equipamento" de casa.
Segundo os especialistas, existem poucos indícios de que as substâncias químicas usadas em esmaltes e removedores possam fazer mal ao feto. Mas muitos médicos recomendam mesmo assim que a exposição a esses produtos seja a mínima possível.

Como em gravidez cautela nunca é demais, tente fazer as unhas em um intervalo maior (a cada 15 dias, por exemplo), e escolha um salão que seja bem ventilado para evitar ficar respirando vapores fortes dos esmaltes e de outros produtos para cabelo usados no local. 

Para o parto, se você estiver com mão feita, a equipe de enfermagem vai precisar retirar o esmalte, provavelmente de uma unha só, para acompanhar a medida do oxigênio sanguíneo, que é feita pelo dedo.

NO SALÃO DE BELEZA