
A gravidez normalmente deixa a pele mais sensível. Por isso, se seu piercing começar a incomodar, é melhor tirá-lo, não importa em que fase da gestação.
Dependendo da parte do corpo onde o piercing estiver, ele será afetado de modo diferente pelas mudanças que acontecem no corpo durante a gravidez.
É preciso ter em mente que em alguns casos o furo vai fechar, e em outros pode se alargar. Só um profissional experiente em piercing pode explicar para você o que vai acontecer com o seu furo e se será fácil utilizá-lo de novo depois da gravidez ou não.
Piercing de umbigo
Se você tiver piercing no umbigo, é bem provável que na gravidez ele saia, mesmo que você não queira. Conforme a barriga cresce, o umbigo tende a saltar para fora, e aí o piercing sai junto.
"Mesmo que retirado o piercing no início da gravidez, o furo tende a se alargar", observa a obstetra Eleonora F. Stocchero Fonseca. "O ideal mesmo é, se possível, tirar alguns meses antes de engravidar para tentar cicatrizar o furo antes do crescimento da barriga."
De acordo com a obstetra, se uma gestante quiser manter o piercing pelo maior tempo possível na gravidez, ela poderá ficar até 20 a 24 semanas. "A partir daí o crescimento da barriga é muito acentuado e o ângulo do piercing muda e passa a ficar desconfortável", explica.
Você até pode tentar usar um piercing tipo banana, de plástico, mais flexível, que acompanham melhor as mudanças no umbigo e podem ser usados até no exames de ultrassom. Mas, conforme a hora do parto se aproxima, é provável que você tenha que tirá-lo.
Lembre-se de que terá que retirar o piercing de qualquer jeito se for se submeter a uma cesariana, porque não pode haver metal no corpo.
O equipamento usado para estancar o sangramento das veias depois do parto pode estragar o piercing e causar danos nos tecidos ao redor. Mesmo porque ninguém vai querer arriscar perder o piercing dentro da barriga!
Piercing no mamilo
Seu peito vai ficar mais sensível durante a gravidez, mas não existe a obrigação de tirar piercings de mamilo.
A coisa muda de figura, porém, quando o bebê nasce. É melhor tirar o piercing para dar o peito ao bebê. A peça pode atrapalhar a pega ou até machucar a boquinha do bebê, que é muito sensível.
E, o que é pior, o piercing pode se soltar e o bebê se engasgar com ele, ou engoli-lo.
Se você quiser evitar que o furo do mamilo se feche, pode tentar usar uma peça tipo barra entre as mamadas.
Há boa chance de que você ache essa estratégia desconfortável demais, principalmente nos primeiros dias de amamentação, quando seus mamilos podem estar machucados.
Ficar tirando o piercing antes de dar de mamar pode complicar sua vida, em especial nas mamadas da madrugada ou em público.
Caso você consiga manter a barra entre as mamadas, vai ter de tomar cuidado especial com a higiene, porque é comum pegar infecções no peito durante a amamentação, como a candidíase.
Melhor mesmo é guardar o piercing na gaveta e voltar a usar só quando o bebê tiver parado de mamar no peito. Se o furo tiver fechado, pense duas vezes antes de fazer um novo.
O mamilo pode ficar danificado com a repetição do piercing, e você pode ter dificuldades para amamentar de novo se tiver outro filho.
Piercing no clitóris
É possível que um piercing no clitóris não traga nenhum inconveniente na gravidez, a não ser ficar um pouco desconfortável.
A região da vagina pode ficar mais inchada devido à irrigação extra por sangue na área.
Mesmo que você não se sinta desconfortável com o piercing, terá de tirá-lo na hora do parto. A peça pode se enroscar no bebê, ou pode haver laceração na região do furo.
Novos piercings
Se você ainda não tem um piercing e está louca para colocar, é melhor adiar o projeto para depois que o bebê tiver parado de mamar no peito, recomendação também válida para as tatuagens.
No umbigo, o crescimento da barriga estica a pele e pode provocar irritação na região. Além disso, com o passar dos meses, vai ficar cada vez mais difícil manter a área limpa e evitar uma infecção.
Existe ainda o risco de seu corpo rejeitar o piercing. E é melhor esperar a pele se estabilizar, depois de tantas mudanças que o organismo sofreu durante a gestação, para você ter certeza de que o furo não mudará de aspecto com o passar do tempo.